15/12/2025
Conviver com uma pessoa narcisista costuma gerar um tipo de sofrimento silencioso e difícil de explicar. Aos poucos, você começa a duvidar das próprias percepções, sentimentos e decisões. O que antes parecia claro passa a ser confuso, e a sensação constante é a de estar pisando em ovos.
Isso acontece porque relações com pessoas narcisistas são marcadas por manipulação emocional, inversão de culpa e desvalorização sutil. Muitas vezes, o outro nunca assume responsabilidade, enquanto você passa a se sentir excessivamente culpado, inseguro e emocionalmente instável. Esse processo, conhecido como gaslighting, mina a autoconfiança e enfraquece a identidade.
Com o tempo, o corpo também começa a reagir. Ansiedade constante, tensão, medo de falar, insônia e sensação de alerta permanente são sinais comuns. Não é fraqueza. É o impacto de uma convivência emocionalmente desgastante.
A terapia oferece um espaço seguro para organizar pensamentos, validar emoções e reconstruir a confiança em si mesmo(a). Quando você entende o que está vivendo, a confusão dá lugar à clareza — e a clareza é o primeiro passo para a liberdade emocional.